A empresa de tecnologia Facebook chegou a um valor de mercado recorde nesta segunda-feira (28). A empresa fundada e comandada por Mark Zuckerberg ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão, graças a uma valorização de 4% nas ações da companhia.
O crescimento aconteceu por causa de uma decisão judicial que favoreceu a rede social. Um juiz dos Estados Unidos rejeitou acusações federais e estaduais contra o Facebook que enquadravam a empresa por práticas anticompetitivas de mercado, tentativa de monopólio e aquisição de rivais para enfraquecer concorrentes.
As denúncias contestavam as aquisições do Instagram, em 2012, e do WhatsApp, em 2014, e pediam até mesmo que o Facebook fosse obrigado a fragmentar os departamentos ou revender os serviços. Segundo o juiz responsável, o caso é “legalmente insuficiente”, mas nem todos os argumentos e garantias do réu foram considerados válidas. Denúncias reformuladas podem ser montadas pela Federal Trade Comission (FTC) nos EUA a partir desta semana e virar um novo processo.
Lista seleta
Com a movimentação, o Facebook se junta a outras companhias de tecnologia que atingiram esse valor, incluindo Google e Amazon. A Micosoft e a Apple, entretanto, já estão na casa dos US$ 2 trilhões.