Novas métricas de rankeamento do Google impactam agências de Marketing Digital

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Já está mais do que comprovado a importância da presença digital, principalmente no universo das micro e pequenas empresas. Essa constatação ficou mais evidente na pandemia, quando a busca por serviços de marketing digital explodiu e acelerou em mais de cinco anos. Cerca de 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra online durante essa pandemia, e mais de 150 mil novos negócios online deram início às suas operações.

Nos últimos anos, o Google usou a influência incomparável de seu algoritmo de pesquisa para estabelecer métricas que ajudam os profissionais da web e proprietários de sites a otimizar suas páginas para que os usuários tenham experiências de alta qualidade.  Nesse aspecto, a segurança, velocidade e experiência de página se tornaram tão cruciais que passaram a guiar o Google num conjunto de métricas chamado Core Web Vitals.

Core Web Vitals são métricas do Google usadas para avaliar o desempenho de uma página da web. Cada marcador representa um fator específico em uma experiência geral do site e fornece uma referência desejada simulando a experiência real de um visitante típico do site. Em sites ativos, Core Web Vitals são medidos ao longo de um período de 28 dias, com base nas visitas reais ao site.

Os três principais Core Web Vitals, hoje, medem a velocidade de carregamento da página (LCP), a capacidade de resposta da página (FID) e a estabilidade visual (CLS).

•    LCP (Largest Contentful Paint ou tempo de renderização do maior elemento de conteúdo visível) é uma métrica que mede quanto tempo leva para a maior imagem ou bloco de texto visível na janela de visualização ser exibido, em relação a quando a página começou a carregar pela primeira vez.

•    FID (First Input Delay ou demora na primeira entrada) é uma métrica que ajuda a medir a primeira impressão de um visitante sobre a interatividade e capacidade de resposta de um site. Por exemplo, ele mede o tempo desde quando um usuário interage pela primeira vez com uma página (ou seja, clica em um link ou toca em um botão) até o momento em que o navegador começa a responder a essa interação.

•    CLS (Cumulative Layout Shift ou deslocamento Cumulativo de Layout) é uma métrica que quantifica a frequência com que os usuários experimentam mudanças inesperadas no layout do site. Essas mudanças são irritantes e podem prejudicar a experiência do usuário. Por exemplo, se um usuário clica em um botão e a posição desse botão se move porque o layout se move, os visitantes acabam não clicando em nada.

 

“Aqueles que não se prepararem adequadamente correm o risco de ver seus sites caírem na classificação, o que quase certamente levará a uma diminuição no engajamento do site, conversões online e transações monetizáveis”, finaliza Alessandra,vice-presidente Latam da plataforma Duda.

 

Fonte: MundodoMarketing

 

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