Ao contrário do cenário mundial, no Brasil o Facebook continua na frente do Instagram quando o assunto é audiência.
Um estudo realizado pela Emplifi, nova marca da Socialbakers, mostra que o Instagram segue ampliando sua vantagem sobre o Facebook, com uma audiência agora de 40,3% maior que a da outra plataforma. O Instagram ainda teve 22.7 vezes mais engajamento do que o Facebook no período analisado, que compreende de janeiro a março de 2021.
As conclusões do “Social Media Trends Report Q1 2021” foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil. Observando os resultados anuais, o público do Instagram cresceu 10,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2020, enquanto o Facebook teve apenas 0,8% de aumento.
Segundo a Alexandra Avelar, country manager da Emplifi, o contato dos clientes com as marcas cresceu nos últimos meses e isso deve permanecer. “A pandemia levou milhões de pessoas a aumentar sua interação com marcas online, e muitos continuarão a fazê-lo por muito tempo mesmo no pós-pandemia. Não há dúvida de que a mudança online é permanente. As empresas podem resistir às últimas tempestades adotando o redesenho de toda a experiência do cliente, inclusive aproveitando a mídia social para atendimento online e experiências de compras”, destaca.
Mesmo saindo na frente do Facebook quando o assunto é audiência e engajamento, o Instagram perde na preferência das marcas. De acordo com o levantamento, 53,7% de todas as postagens delas ainda são feitas no Facebook.Ao contrário do cenário mundial, no Brasil o Facebook continua na frente do Instagram quando o assunto é audiência, mesmo com as interações do Facebook sendo notavelmente mais expressivas. Já na quantidade de posts, os dois acabam ficando quase empatados.
Fonte: B9