O prefeito Eduardo Paes anunciou que o Rio de Janeiro vai adotar o sistema de passaporte de vacinação a partir do dia 1º de setembro. Com isso, todos que desejem frequentar ambientes como academias, cinemas, teatros e pontos turísticos como o Cristo Redentor ou o Pão-de-Açúcar precisarão provar que estão vacinados contra a Covid-19.
O comprovante da vacinação pode ser a própria carteira de vacinação, além de sua versão digital, acessível pelo app ConecteSUS, ou um papel timbrado da Secretaria Municipal da Saúde. Quem só tomou a primeira dose e aguarda a segunda também precisará mostrar que ainda não completou seu processo de imunização.
A comprovação será necessária para entrar em locais de uso coletivo, para realizar cirurgias não emergenciais e para continuar recebendo o Cartão Família Carioca. Além disso, as medidas restritivas permanecem em voga até o dia 13 de setembro – que proíbem, por exemplo, a abertura de boates.
As medidas estão sendo aplicadas enquanto a cidade do Rio de Janeiro aos poucos reabre diante do avanço da vacinação. “É óbvio que é uma preparação para a abertura”, disse o prefeito Eduardo Paes, sobre a comprovação da vacina. “Estamos chegando a um estágio, graças a Deus e à Ciência, que conviveremos com essa doença até que ela seja erradicada”, emendou.
Na semana passada, a cidade de São Paulo também anunciou que adotará a apresentação do passaporte de vacinação como obrigatória para quem quer frequentar estabelecimentos.
Apesar da reabertura parcial, os órgãos de saúde ainda indicam o distanciamento social. Vale lembrar que, mesmo tendo superado os Estados Unidos no número total de vacinados, o Brasil ainda sofre com altos números de mortes diárias, e há uma preocupação extra diante da chegada da variante Delta da Covid-19.
Fonte: B9