Por Cassiene Alves

O final do ano é a época mais esperada pela maioria das empresas e sabe por quê? Porque neste período as empresas possuem mais lucratividade nas vendas de produtos e serviços. E para terem maior rentabilidade, as organizações começam a planejar suas estratégias de marketing com foco nas ações de Natal e Ano Novo.

Porém,  uma dúvida bastante comum é se é mesmo necessário ações neste período, uma vez que as empresas interrompem suas atividades durante os feriados e datas especiais.  Neste sentido, não seria melhor a empresa pausar as campanhas de mídia?

Depende da estratégia.  Selecionamos algumas dicas que podem trazem muito sucesso e engajamento para sua empresa.

1.E-mail marketing de Natal

Essa estratégia é muito valiosa para fidelizar os antigos clientes e criar um contato mais próximo da marca. O marketing digital não só cria estratégias para conquistar clientes, mas também para fidelizá-los. Por isso, o e-mail marketing aparece como o campeão das táticas de vendas no final do ano, além de ser um ótimo canal de divulgação.  Então, para alavancar seus negócios capriche na mensagem de Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

2.Palavras-chave assertivas

É muito importante escolher os produtos que sejam potenciais de venda nessa época do ano.  E para garantir que eles sejam encontrados com mais facilidade no site de busca é essencial pensar em palavras-chave assertivas para que o usuário consiga encontrar com mais facilidade e, evidentemente, sua marca aparecer nessa pesquisa. Uma dica legal também é inserir o nome da empresa em portais e sites de comparação de preços, para que a marca esteja ao alcance dos internautas.

3.Engajamento nas redes sociais

As redes sociais não poderiam ficar de fora das estratégias de fim de ano.  O mundo está digital e é muito difícil encontrar quem não utilize pelo menos uma plataforma como o Facebook, por exemplo.   Aposte nas publicações especiais de Natal, crie post com dicas de compras nessa época e conteúdos com promoções, sempre linkando sua empresa e/ou produto. Com esse planejamento é possível conquistar leads e aumentar a taxa de conversão de vendas no período mais lucrativo do ano.

4.Mantenha os fluxos de automação rodando normalmente

Algumas pessoas aproveitam esse período de descanso para navegar mais na internet para conhecer coisas novas e buscar outros assuntos que não sejam de sua rotina.  Nesse sentido, é muito importante que você mantenha os fluxos de automação durante esse período de recesso. Manter um relacionamento mesmo quando você esta de férias faz parte dessa estratégia. Pense nisso.

5.Não deixe o Lead esperando

Diferente dos fluxos de automação, deixar rodando alguma ação que exija uma resposta não faz muito sentido se não houver ninguém para responder o seu possível cliente.  Se atente nesse detalhe, que pode fazer muita diferença.

6.Realize Sorteios

Para conseguir ter sucesso nas redes sociais é preciso saber como criar e engajar a sua audiência. Uma boa forma de conquista é oferecer prêmios e presentes aos seus participantes, um exemplo disso é a realização de um sorteio no Instagram.

Invista em um sorteio que envolva seus clientes como compartilhar o post em uma rede social, uso de uma hastag o, indicação de um amigo ou comentários em algum post. Assim, o engajamento dos clientes nesse tipo de ação é maior, principalmente nas redes sociais.

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