Plataforma está se esforçando cada vez mais para manter-se competitiva diante do crescimento do TikTok.
O Reels é a grande aposta do Instagram para rivalizar com o TikTok, a principal rede social da atualidade. Desde seu lançamento, porém, o modelo de vídeos tem sido criticado por só permitir conteúdos de até 30 segundos de duração. Agora, a rede social do Facebook Group anunciou uma expansão que deve impulsionar o Reels nos próximos meses.
Segundo a própria rede social, o Reels agora suportará vídeos de até 60 segundos. A novidade chega pouco depois do Reels também oferecer transcrição de áudio para texto, facilitando a legendagem do conteúdo e tornando o alcance mais amplo para, por exemplo, pessoas surdas.
Todas essas novidades do Reels, vale lembrar, já existiam no TikTok. Entretanto, não se trata somente de copiar seu competidor, e sim de oferecer alguns dos recursos que fazem o app da ByteDance ser tão popular, a fim de justificar o uso do Reels para o público. Agora, mais pessoas devem utilizar a alternativa do Instagram em vez de simplesmente permanecerem apenas no TikTok.
O processo de reprodução de proposta e funcionalidades de um concorrente não é exatamente novidade para empresas do Facebook Group. O próprio Instagram chegou a copiar os snaps do Snapchat após Mark Zuckerberg não conseguir comprar o concorrente, e assim surgiu o story, mais popular recurso do Instagram até o momento.
Há, claro, diferenças. O domínio que o TikTok exerce no mercado hoje é bem mais amplo, tendo se tornado uma das principais – se não a principal – redes sociais principalmente entre o público jovem. É difícil imaginar, portanto, que o Instagram vá sufocar o TikTok como fez com o Snapchat, que só começou a se recuperar anos depois do plágio.
Fonte: B9