TikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil

194

Com contrato fechado entre a empresa e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a plataforma gerará novas fontes de receita e fará pagamento retroativo pelo uso de músicas.

 

O TikTok anunciou acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) a fim de garantir o pagamento de direitos autorais a compositoras, editoras musicais e artistas. O contrato foi fechado, segundo à empresa, para enriquecer a experiência dos usuários, bem como auxiliar os criadores de músicas na plataforma por meio de um canal ilimitado. Além disso, a parceria garante ainda o pagamento retroativo pelo uso das canções dentro do TikTok, que atua hoje como uma plataforma que destaca talentos emergentes.

Segundo José María Escriña, diretor de licenciamento musical e parcerias do TikTok para a América Latina, a cooperação com o Ecad estimula o crescimento de novas fontes de receita para autores e editores utilizando o dinamismo da plataforma. Já a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, explica que a parceria é um passo importante para a indústria brasileira de música, sobretudo em um momento em que compositores e artistas precisam da renda digital.

Essa não foi a primeira movimentação do TikTok em relação à direitos autorais. No ano passado, a companhia firmou contrato com a Sony Music Entertainment, o que, de acordo com informações da Bloomberg, permite que os usuários da plataforma tenham acesso às músicas da Sony Records, Columbia Records e Radio American Records dentro de parâmetros legais.

 

Fonte: Meio e Mensagem

Mais publicações