Bytedance, dona do TikTok, passa a comercializar atributos de seu algoritmo de recomendação.Atributo que alçou o TikTok ao sucesso, o algoritmo de recomendação da plataforma agora passa a estar disponível para venda. De acordo com o Financial Times, a Bytedance está em negociação com terceiros para comercializar a inteligência artificial base do algoritmo do TikTok junto com ferramentas de análise de dados. A Bytedace também oferta adicionalmente os recursos de efeitos de vídeo e tradução automática de texto e fala.
Para Clarissa Millford, fundadora da Academia de Tiktokers, comunidade online de ensino sobre o TikTok no Brasil, vê a venda como natural, tendo em visto que o sistema de recomendação do TikTok sempre foi visto como diferencial e pilar de seu sucesso. “A venda de serviços de inteligência é uma prática que já vem sendo realizada pelas também chinesas Tencent, Alibaba e Baidu. Isso amplia as perspectivas de negócios e investimentos tendo em vista que a Bytedance hoje tem o foco voltado para produtos para o consumidor e agora passa a ter serviços e produtos para novas áreas como o mercado corporativo”, diz. Segundo a executiva, a maior transparência do funcionamento favorece a criação de conteúdo por parte dos usuários.
Assim como as demais plataformas de vídeo ou redes sociais, o algoritmo do TikTok leva em conta tempo em que o usuário assiste a um vídeo, interações como curtidas, comentários e compartilhamentos, hashtag e descrições que se interessa. No entanto, além desses indicadores, o aplicativo também se alimenta de informações extras, como quais sons e filtros o usuário segue ou interage mais, buscas e outros e entrega recomendações pela aba “For You” sem levar em conta o número de seguidores da conta cujo vídeo foi recomendado ou engajamento.
De acordo com Gamaliel, a assertividade das recomendações resulta em uma retenção maior do usuário navegando na plataforma, mas, ao mesmo tempo, reforça a tendência de sugestões muito parecidas, “criando uma bolha ao redor de grandes influenciadores”, coloca.
Fonte: Meio e Mensagem